Atividade proclamação da república – 2.º ano

Olá professor, o feriado da proclamação da República vem aí, que tal uma atividade sobre o tema? A atividade proclamação da república vem tratar de uma parte importante da nossa história. Trata-se de um contexto político onde tem grande influência atualmente. É importante que nossas crianças saibam de onde veio o regime presidencialista e qual é sua importância.

O que foi a proclamação da República?

Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e representou o fim do Segundo Reinado e o início do período republicano. Desde a Guerra do Paraguai, os militares fortaleceram-se como grupo social e almejavam maior participação na política. O Clube Militar no Rio de Janeiro se tornou local para discussões sobre as causas republicanas.

Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu a participação militar na política brasileira durante o Segundo Reinado. E foi justamente um levante miliar o responsável pela deposição do segundo imperador brasileiro. Logo após a instalação da República, a família real foi exilada na França.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/proclamacao-republica.htm

Quem proclamou a República?

Apesar de ser aliado de Dom Pedro II, o marechal Deodoro da Fonseca aproximou-se dos grupos militares alinhados com o positivismo. Ele assumiu a liderança dos republicanos no Exército e, em 15 de novembro de 1889, comandou as tropas que depuseram Dom Pedro II.

Com Deodoro, chegavam ao poder os militares, que dominaram a política brasileira nos primeiros anos da república. O marechal tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Seu governo e o do seu sucessor, o marechal Floriano Peixoto, são chamados na historiografia de República da Espada (1889-1894).

Consequências da Proclamação da República

As consequências da proclamação da República foram:

  • chegada dos militares ao poder e sua influência nos primeiros governos republicanos;
  • fim do Segundo Reinado;
  • extinção do Poder Moderador;
  • separação entre Estado e Igreja, garantindo liberdade religiosa;
  • maior autonomia para as províncias, que, depois do 15 de novembro de 1889, transformaram-se em estados.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/proclamacao-republica.htm

Atividade Proclamação da República

Como trabalhar com a atividade proclamação da república?

Nós estamos vivendo uma época em que cada vez mais cedo somos bombardeados de informações políticas. Saber o que de fato é verdade ou não, é que é o grande desafio. Nós como educadores temos o dever de apresentar fatos históricos que levaram o regime a chegar nos dias atuais.

Comece sempre puxando o conhecimento que os alunos já possuem sobre o assunto. Deixe que eles exponham as ideias e ideais políticos que eles já possuem. Lembre-se que não é papel do educador inclinar ou expor seus ideais políticos para as crianças. Queremos apenas que eles exponham o que eles já conhecem sobre o assunto.

Esse contexto da proclamação pode ser contado com uma história. Reunindo os alunos e mostrando algumas imagens que possam ilustrar bem esse período. Explique como era antes da República para que eles entendam a diferença e a importância dessa data.

Se houver tempo e recurso para isso, o professor pode montar com os alunos um pequeno teatro para que eles vivenciem essa história.

Após introduzir o assunto, o professor pode aplicar a atividade proclamação da república para os alunos fixarem o que já foi falado sobre o tema.


Não se esqueça de me seguir no Instagram, é fácil, basta clicar no botão abaixo !

Atividade proclamação da república - 2.º ano
1 comentário
  1. […] Olá professor, hoje venho trazer uma atividade interativa para o dia da bandeira. Essa atividade também pode ser trabalhada juntamente com a atividade da proclamação da república. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Saiba Mais

Privacidade